quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Relatório do Módulo II

A aprendizagem ao longo da vida, decorrente das alterações no mundo globalizado em que vivemos, fortemente influenciado pelas TIC, é uma necessidade que já não se discute na actualidade. O PLE vem responder a esta questão, ao reconhecer que a aprendizagem é contínua e que procura encontrar ferramentas que a suportem (Attwell, 2007).
Segundo o Institute for Research on Learning (Attwell, 2007), a aprendizagem formal representa apenas 20% das aprendizagens que as pessoas necessitam para desempenhar as suas actividades profissionais. A aprendizagem informal é, assim, da maior importância no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. O PLE pode constituir-se como um suporte essencial na aprendizagem informal, já que possibilita que o aprendente controle, organize e gira toda a informação e conhecimento importantes para as suas aprendizagens, partilhando-a com quem considere adequado.
O PLE permite ainda que haja um inter-relacionamento entre a aprendizagem formal e a aprendizagem informal, evitando o perigo de os aprendentes se focarem em exclusivo nas aprendizagens obtidas de modo informal, nos mais variados contextos e situações, desvalorizando as aprendizagens obtidas na escola. Segundo Attwell (2007), o PLE tem o potencial de congregar estes dois mundos, a aprendizagem da vida e a aprendizagem da escola.
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1 comentário:

  1. Na minha óptica o desenvolvimento e uso sustentado do PLE por alguém, não depende apenas do conhecimento em TIC e de outras competências que possam ser desenvolvidas na escola ou em outro lado qualquer. É preciso estar integrado numa cultura que nos faça sentir que vale a pena a sua realização.

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